Curso 3: Metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Jogos

Agradecimento

Gostaríamos de agradecer a todas as pessoas que participaram e colaboraram para que o Curso 3: Metodologias ativas de aprendizagem baseada em jogos acontecesse! Anexamos aqui alguns registros de gratidão e carinho de nossos cursistas!

Viviane Ongaro diz: “Pessoal, Esse curso é TÃO MARAVILHOSO que aqueles 15 minutos não vamos tirar nunca mais!!!! KKKK. Se for possível passamos mais uma hora em discussão!”

Flávio Lara diz: Os cursos realizados aqui com o Núcleo de Produção de Conteúdos Digitais Lúdicos são fundamentais para esse processo e aprendizagem colaborativa.”

Viviane Ongaro diz: “Foi um curso ESPETACULAR!!! Super obrigada!!! Contribuição sempre maravilhosa da UNIVERSIDADE PÚBLICA!!! Não fazemos BALBÚRDIA!! GERAMOS CONHECIMENTO E CONTRIBUIMOS PARA SOCIEDADE!!! PARABÉNS PROFESSORES E COLEGAS!!!”

FCD – Metodologias ativas de aprendizagem baseada em jogos (live 10, dia 24/09)

Na live de número 10 do curso, os alunos irão preparar infográficos para apresentar diversas ferramentas: canva, coggle, crello, hot potatoes, piktochart,  prezi e visme. Além de ser mais uma live rica em aprendizado e troca de saberes, também será a última live do nosso curso 3 que fez tanto sucesso!

FCD – Metodologias ativas de aprendizagem baseada em jogos (live 9, dia 22/09)

Na 9ª live do nosso curso, contaremos a presença do Fábio Medeiros para nos ensinar sobre Ferramentas e recursos para autoria. Aguardamos a presença de todos!

(Para assistir, clique na imagem)

FCD – Metodologias ativas de aprendizagem baseada em jogos (live 8, dia 17/09)

Na live da quinta feira (17), vamos conversar com o Professor Dr. Fernando Pimentel sobre “Aprendizagem baseada em jogos: a emergência de uma nova cultura “. Será mais uma live cheia de aprendizado!

(Para assistir, clique na imagem)

FCD – Metodologias ativas de aprendizagem baseada em jogos (live 6, dia 10/09)

Em mais uma super live, convidamos a Juline para conversar com a gente sobre gamificação e como aplicá-la na educação. Venha participar com a gente!

(Para assistir, clique na imagem)

FCD – Metodologias ativas de aprendizagem baseada em jogos (live 5, dia 08/09)

Na live do dia 08, os cursistas aprenderam sobre sala de aula invertida e usamos o Kahoot para interação. A aula foi excelente, gerou muitos debates e discussões com o uso dessa plataforma onde a professora Daniela lançava uma afirmação e os cursistas precisavam ser ágeis para responderem se ela era verdadeira ou falsa. Aqueles que ficaram nos três primeiros lugares do ranking, foram premiados com livros!

FCD – Metodologias ativas de aprendizagem baseada em jogos (live 4, dia 03/09)

Na live de número 4, aconteceu nosso juri simulado. Os grupos de aprendizagem baseada em problemas, em projetos e aprendizagem baseada em casos, estavam afiados e bem preparados! Foi mais uma aula cheia de aprendizado para todxs!

FCD – Metodologias ativas de aprendizagem baseada em jogos (live 3, dia 01/09)

Convidamos a todxs para prestigiar a terceira live do curso que receberá o professor João Mattar. Ele irá falar sobre as “Metodologias ativas: por uma pedagogia des-centrada”. Será imperdível! Você vai ficar de fora?

(Para assistir, clique na imagem)

FCD – Metodologias ativas de aprendizagem baseada em jogos (live 2, dia 27/08)

Na segunda live do curso, os alunos se dividiram em grupos para se organizarem para o jurí simulado do dia 03/09. Cada grupo estudou e debateu argumentos para defender a aprendizagem baseada em problemas, em em projetos ou aprendizagem baseada em casos. Ao final da discussão em grupos, predominaram comentários relacionados ao grande aprendizado, troca de conhecimento e experiências com o momento. Todos estão muito ansiosos para o juri simulado! Qual grupo vai apresentar melhor os argumentos e levar a melhor nesse juri?

FCD – Metodologias ativas de aprendizagem baseada em jogos (abertura)

Foi com muita alegria e satisfação que no dia 25 de agosto, demos início ao curso 3. Tivemos mais de 200 inscrições e quase 100 alunos homologados! A expectativa de todos é grande, o curso será um sucesso!

Inscrições serão reabertas dia 17/08/2020.

Programa: Aprendizagem Baseada em Problemas, em Casos, em Projetos, Sala de aula invertida, Gamificação. Ferramentas online gratuitas para autoria na rede, acopladas ao Moodle. Metodologias Ativas aplicadas aos jogos.

Período do curso: 24/08 a 04/10

Carga horária: 40 horas

Formato: curso de 5 semanas, online, com momentos síncronos e assíncronos. 2 lives por semana às 3as e 5as feiras – das 19:30h as 21:30h; práticas e reflexões dentro do Moodle Grupos da UFSC. Monitoria diária. Chat semanal.

Público-alvo: interno e externo (voltado para professores UFSC, Colégio Aplicação, NDI, outras universidades; rede pública municipal e estadual de educação)

Período das inscrições: 17/08 a 24/08

Inscrições: http://inscricoes.ufsc.br/metodologias-abj