Minicurso Scratch Game Lab
Minicurso fundamentado nos princípios da Educação STEAM, do Pensamento Computacional e do Game Design. Traz um novo olhar para o tripé, apresenta a professores de diversas áreas como o Game Design pode ser utilizado na Educação STEAM, tendo por base o pensamento computacional, de forma prática, utilizando o jogo de programação Scratch. O curso propõe uma abordagem empírica e qualitativa de uso de metodologia ativa, com recursos digitais e analógicos para promover aprendizagem lúdica. Ao mesmo tempo, traz instrumentos de produção de dados para avaliação da oficina e da aprendizagem dos estudantes.
Objetivo Geral: Prototipar um jogo simples, no Scratch, utilizando o documento de Game Design Document como base.
Objetivos Específicos: Demonstrar as possibilidades de criação de jogos no Scratch Elaborar o documento de Game Design Document de um jogo. Produzir o protótipo de um jogo no Scratch Compreender a aplicação do Game Design Document na Educação STEAM
Metodologia
Aula síncrona por videoconferência – das 19 às 21 h.
Ministrante: Katia Monica Verdim Eggert – mestranda PPGE/UFSC; professora da Rede Municipal de Joinville, SC.