Orientações Dulce Márcia Cruz

Orientações em andamento

Dissertação de mestrado
 1. Ana Cláudia Mota Estevam. A formação inicial para as mídias nos cursos de Pedagogia. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2. Edenilton Da Silva Muniz. Letramento midiático na educação infantil durante a pandemia. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).
3. Harlen Cardoso Divino. Letramento midiático e o ensino superior durante a pandemia. Início: 2021. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).
4. Denise Figueredo Loch. Redes sociais, o lúdico e a formação docente. Início: 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Tese de doutorado

1. Juline Maria Fonseca Pereira dos Santos. Oficinas mídia-educativas de letramento midiático: ciclos iterativos de metodologias ativas e aprendizagem baseada em jogos. Início: 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

2. Fabio Medeiros. A criação de um RPG Educacional e suas relações com a autoria de professor e alunos. Início: 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).
3. Ricardo Kerscher. Jogos digitais na formação de professores alfabetizadores. Início: 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).
4. Klalter Bez Fontana Arndt. Interface entre processos pedagógicos e tecnologias digitais no Curso de Pedagogia na modalidade a Distância: ressignificações e novas apropriações na formação do Pedagogo. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).
5. Ana Cristina Nunes Gomes Müller. Jogos digitais educativos e formação docente. Início: 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).
6. Graziela Gomes Stein. O Processo de Apropriação de Tecnologias por Professores do Ensino Fundamental: possibilidades a partir do curso piloto de especialização em educação na cultura digital. Início: 2017. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina. (Orientador).

Iniciação científica

1. Eric Fernandes Evaristo. Plataforma lúdica para aprendizagem baseada em jogos: o Game Comenius e a formação para as mídias na cultura digital. Início: 2021. Iniciação científica (Graduando em Engenharia Mecânica) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

2. Matheus Aparicio da Silva. Aprendizagem Baseada em Jogos de formação para as mídias. Início: 2021. Iniciação científica (Graduando em CIÊNCIAS DA COMPUTAÇÃO) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).
3. Natan Salles Medeiros. O lúdico e o letramento midiático: o potencial pedagógico dos jogos digitais na formação para as mídias. Início: 2020. Iniciação científica (Graduando em Design) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. (Orientador).

Orientações e supervisões concluídas 

Dissertação de mestrado

1. Jefferson da Rosa. Pesquisa, análise e planejamento didático com jogos digitais educativos/ uma proposta aplicada na formação docente. 2020. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

2. Camila Meurer Jacob. Formação de professores a distância para o uso de mídias digitais e tecnologia assistiva. 2019. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
3. Fábio Medeiros. Narrativas (e narradores) de Roleplaying Games como base para as práticas didáticas de professores. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
4. Juliana Hochsprung. Life is Strange: uma experiência mediada de produção de narrativas críticas com jogos digitais. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dulce Márcia Cruz.
5. Juline Maria Fonseca Pereira dos Santos. Produção de disciplina gamificada: uma proposta de letramento midiático com aproximações entre mídia-educação e aprendizagem baseada em jogos. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dulce Márcia Cruz.
6. Fernando Luís Merizio. Jogo educativo em contexto universitário: análise do GDDE do Game Comenius. 2018. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
7. Ana Cristina Nunes Gomes Muller. Game Comenius: Produção de um jogo digital de educação para as mídias.. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
8. Sandra Dias da Luz. Miradas no Caleidoscópio: oficinas de multiletramentos com dispositivos móveis na criação de narrativas digitais na educação básica. 2017. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – SC. Orientador: Dulce Márcia Cruz.
9. Geovanna dos Passos. Aperte o play e assista! You Tube, a sala de aula dos gamers?. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dulce Márcia Cruz.
10. Marcelo Vatam Barreto. The e-book is on the tablet: novas mídias, velhas práticas no ensino de Inglês?. 2016. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
11. Ana Cristina Cravo Miguel. Letramentos e práticas pedagógicas na educação profissional: um estudo de caso de formação continuada para as mídias para os professores do SENAI/SC em Florianópolis. 2014. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
12. Maíra Tonelli Santos. O feedback e as relações dialógicas na Educação a distância: um estudo sobre os retornos dados pelos tutores aos alunos de Letras-Espanhol da Universidade Federal de Santa Catarina. 2013. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
13.  Aline Santana Martins. Um olhar sobre as mídias em práticas pedagógicas na Didática universitária. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
14. Gilson Cruz Junior. Eu jogo, tu jogas, nós aprendemos: experiências culturais eletrolúdicas no contexto do ciberespaço. 2012. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dulce Márcia Cruz.
15. Luiziane da Silva Rosa. Um estudo sobre o edublog e o ensino de Língua Estrangeira Espanhol. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
16. Camila Teixeira Saldanha. Interação nos fóruns de discussão: uma análise linguística. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
17. Victor de Abreu Azevedo. Jogos eletrônicos e educação: construindo um roteiro para sua análise pedagógica. 2011. Dissertação (Mestrado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
18. Maira Teresinha Lopes Penteado. A comunicação dialógica na EAD. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.

Tese de doutorado

1. Mariana Roncale Martins. Entre estratégias e astúcias: o novo ethos nas práticas midiáticas do projeto Classes Culturais Digitais.. 2021. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dulce Márcia Cruz.
2. Lauro Roberto Lostada. A jornada do herói e a identidade midiática docente no contexto da cultura digital. 2020. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
3. Arice Cardoso Tavares. Narrativas engajadas e o potencial transmídia: produção de conteúdo na cultura digital. 2019. Tese (Doutorado em Programa de Pós-graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dulce Márcia Cruz.
4. Mônica Cristina Dutra Grumiché. Turma da Mônica e Educação: a infância como parâmetro investigativo. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
5. Lidnei Ventura. O voo da fênix: narrativas de travessias de identidade de egressas da educação a distância. 2018. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior – SC. Orientador: Dulce Márcia Cruz.
6. Gilson Cruz Junior. Retóricas do crime e poéticas do fora-da-lei: rastros de uma pedagogia do. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Orientador: Dulce Márcia Cruz.
7. Eli Lopes da Silva. Labirinto rizomático de experiências com mídias digitais. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
8. Marcia Melo Bortolato. Inovação e práticas pedagógicas: o Moodle no ensino presencial da Universidade Federal de Santa Catarina. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
9. Terezinha Fernandes Martins de Souza. Ondas em ressonância: letramentos digitais de estudantes na universidade Universidade aberta Aberta de portugalPortugal. 2016. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Orientador: Dulce Márcia Cruz.
10. Marluci Guthiá Ferreira. A cultura lúdica das crianças contemporâneas na ‘sociedade multitela’: o que revelam as ‘vozes’ de meninos e meninas de uma instituição de educação infantil. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação – PPGE/UFSC) – Universidade Federal de Santa Catarina, . Orientador: Dulce Márcia Cruz.
11. José Rogério Vitkowski. Experimentações dos professores de EAD: formas, ritmos, linhas, rizoma. 2014. Tese (Doutorado em Programa de Pós-Graduação em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Coorientador: Dulce Márcia Cruz.