Nossos Cursos

Nossos cursos

2024

Minicurso Scratch Game Lab – 20/06/2024 – ficha de inscrição

Introdução ao Game Design para Educadores: Criando Jogos Educativos simples

Game Comenius: o jogo da Didática. Oficina de formação de professores para o uso das mídias com um jogo educativo

Comenius Pocket: Planejamento didático em um jogo de cartas.

Aprendizagem baseada em jogos com Game Comenius

Gamificação: Como aplicar a gamificação no planejamento didático.

2023

Introdução ao Game Design para Educadores: Criando Jogos Educativos simples

Game Comenius: o jogo da Didática. Oficina de formação de professores para o uso das mídias com um jogo educativo

Comenius Pocket: Planejamento didático em um jogo de cartas.

Aprendizagem baseada em jogos com Game Comenius

Gamificação: Como aplicar a gamificação no planejamento didático.

2022

Comenius Pocket: Planejamento didático em um jogo de cartas.

Aprendizagem baseada em jogos com Game Comemius

Gamificação: Como aplicar a gamificação no planejamento didático.

2020

1) Formação e capacitação docente (FCD) – Game Comenius 1 (Mídias tradicionais);

2) Formação e capacitação docente (FCD) – Game Comenius 2 (Mídias audiovisuais);

3) Metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Jogos;

4) Produção de conteúdos digitais e aprendizagem baseada em jogos;

5) Formação e capacitação docente (FCD) – Game Comenius 3 (Mídias Digitais).

Público: interno e externo (voltado para professores UFSC, Colégio Aplicação, NDI, outras universidades; rede pública municipal e estadual de educação)

Número de vagas: mínimo 40 em cada curso.

Carga horária: 40 horas total cada curso

Distribuição das 8 horas semanais: 4 h de atividades síncronas distribuídas em duas lives por videoconferência às 3as e 5as feiras para apresentação das atividades  compartilhamento dos resultados e avaliação dos produtos; 4 h assíncronas para atividades de reflexão e prática.

Estratégias didáticas: 1) Atividades de reflexão: leituras, participação em fóruns, preenchimento de formulários online. 2) Atividades práticas: jogar, planejar aulas/missões com jogos, aplicar planejamento, pesquisar e criar jogos, narrar experiências.

Apoio de monitoria: mínimo de 12 h semanais, em horários diversificados, por chat e forum para atender a todos dentro do Moodle Grupos da UFSC.

Certificado: 75% de frequência e participação em todas as atividades.