Nossos Cursos
Nossos cursos
2024
Minicurso Scratch Game Lab – 20/06/2024 – ficha de inscrição
Introdução ao Game Design para Educadores: Criando Jogos Educativos simples
Game Comenius: o jogo da Didática. Oficina de formação de professores para o uso das mídias com um jogo educativo
Comenius Pocket: Planejamento didático em um jogo de cartas.
Aprendizagem baseada em jogos com Game Comenius
Gamificação: Como aplicar a gamificação no planejamento didático.
2023
Introdução ao Game Design para Educadores: Criando Jogos Educativos simples
Game Comenius: o jogo da Didática. Oficina de formação de professores para o uso das mídias com um jogo educativo
Comenius Pocket: Planejamento didático em um jogo de cartas.
Aprendizagem baseada em jogos com Game Comenius
Gamificação: Como aplicar a gamificação no planejamento didático.
2022
Comenius Pocket: Planejamento didático em um jogo de cartas.
Aprendizagem baseada em jogos com Game Comemius
Gamificação: Como aplicar a gamificação no planejamento didático.
2020
1) Formação e capacitação docente (FCD) – Game Comenius 1 (Mídias tradicionais);
2) Formação e capacitação docente (FCD) – Game Comenius 2 (Mídias audiovisuais);
3) Metodologias ativas de Aprendizagem Baseada em Jogos;
4) Produção de conteúdos digitais e aprendizagem baseada em jogos;
5) Formação e capacitação docente (FCD) – Game Comenius 3 (Mídias Digitais).
Público: interno e externo (voltado para professores UFSC, Colégio Aplicação, NDI, outras universidades; rede pública municipal e estadual de educação)
Número de vagas: mínimo 40 em cada curso.
Carga horária: 40 horas total cada curso
Distribuição das 8 horas semanais: 4 h de atividades síncronas distribuídas em duas lives por videoconferência às 3as e 5as feiras para apresentação das atividades compartilhamento dos resultados e avaliação dos produtos; 4 h assíncronas para atividades de reflexão e prática.
Estratégias didáticas: 1) Atividades de reflexão: leituras, participação em fóruns, preenchimento de formulários online. 2) Atividades práticas: jogar, planejar aulas/missões com jogos, aplicar planejamento, pesquisar e criar jogos, narrar experiências.
Apoio de monitoria: mínimo de 12 h semanais, em horários diversificados, por chat e forum para atender a todos dentro do Moodle Grupos da UFSC.
Certificado: 75% de frequência e participação em todas as atividades.