Aprendizagem baseada em jogos: sugestões de estratégias de ensino
Quando as/os professoras/os começam a se interessar por aplicar jogos digitais na educação surgem muitas perguntas. Às vezes, por falta de experiência, é difícil até saber como começar, não é mesmo?
Quais jogos escolher? Onde encontrar e como saber se são bons? Como trabalhar com eles nas aulas? Jogos educativos são chatos? Jogos comerciais não tem conteúdos que interessam? Que estratégias didáticas são mais adequadas? O que é preciso fazer? Finalmente, todos os jogos educam? Pois é, essas e muitas outras questões são trazidas pelos jogos digitais na educação.
Antes de tudo, a aprendizagem baseada em jogos pode ser planejada de quatro maneiras mais comuns:
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utilizando jogos educativos;
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integrando jogos comerciais no currículo;
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criando jogos com os alunos e
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gamificando, ou seja, usando elementos de jogos em contextos que não são jogos.
Sugerimos basicamente algumas ações:
1) Fazer um diagnóstico:
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Pesquisar jogos com os alunos, quais eles gostam, o que recomendam e porquê… Considerar que jogo é um produto da indústria cultural e uma prática social, como os livros, os filmes, as redes sociais…
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Conhecer o universo dos jogos deles (e outros jogos afins), como são as práticas, o que pensam que aprendem, com quem jogam, etc.
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Conhecer o recurso didático desses e outros jogos significa: JOGAR!!
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Considerar: para jogos digitais a conexão com a internet é necessária.
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Tempo de uso do jogo – o que é possível fazer?
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Público a que se destina o jogo.
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Metodologia (direcionamento): pensar estratégias didáticas a partir desse diagnóstico.
2) Metodologia: como inserir um jogo na escola?
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Conhecer e jogar o jogo (educativo ou comercial) – a partir (mas não só) do repertório dos alunos!
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Pensar a importância desse jogo: como ele entra na sua aula?
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O que ele vai proporcionar aos seus alunos?
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Está de acordo com os objetivos da aula?
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Está inserido nos conteúdos que está trabalhando com os alunos?
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Como vai ser a sua mediação?
3) Procedimentos para o planejamento:
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Definição dos objetivos de aprendizagem
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Seleção do jogo
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Avaliação do jogo a partir da interação com ele
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Integração do jogo no planejamento didático
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Mediação pedagógica do uso do jogo
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Avaliação da integração dos jogos