Aprendizagem baseada em jogos: sugestões de estratégias de ensino

Quando as/os professoras/os começam a se interessar por aplicar jogos digitais na educação surgem muitas perguntas. Às vezes, por falta de experiência, é difícil até saber como começar, não é mesmo?

Quais jogos escolher? Onde encontrar e como saber se são bons? Como trabalhar com eles nas aulas? Jogos educativos são chatos? Jogos comerciais não tem conteúdos que interessam? Que estratégias didáticas são mais adequadas? O que é preciso fazer? Finalmente, todos os jogos educam? Pois é, essas e muitas outras questões são trazidas pelos jogos digitais na educação.

Antes de tudo, a aprendizagem baseada em jogos pode ser planejada de quatro maneiras mais comuns:

• utilizando jogos educativos;

• integrando jogos comerciais no currículo;

• criando jogos com os alunos e

• gamificando, ou seja, usando elementos de jogos em contextos que não são jogos.

Sugerimos basicamente algumas ações:

1) Fazer um diagnóstico:

• Pesquisar jogos com os alunos, quais eles gostam, o que recomendam e porquê… Considerar que jogo é um produto da indústria cultural e uma prática social, como os livros, os filmes, as redes sociais…

• Conhecer o universo dos jogos deles (e outros jogos afins), como são as práticas, o que pensam que aprendem, com quem jogam, etc.

• Conhecer o recurso didático desses e outros jogos significa: JOGAR!!

• Considerar: para jogos digitais a conexão com a internet é necessária.

• Tempo de uso do jogo – o que é possível fazer?

• Público a que se destina o jogo.

• Metodologia (direcionamento): pensar estratégias didáticas a partir desse diagnóstico.

2) Metodologia: como inserir um jogo na escola?

1. Conhecer e jogar o jogo (educativo ou comercial) – a partir (mas não só) do repertório dos alunos!

2. Pensar a importância desse jogo: como ele entra na sua aula?

3. O que ele vai proporcionar aos seus alunos?

4. Está de acordo com os objetivos da aula?

5. Está inserido nos conteúdos que está trabalhando com os alunos?

6. Como vai ser a sua mediação?

3) Procedimentos para o planejamento:

1. Definição dos objetivos de aprendizagem

2. Seleção do jogo

3. Avaliação do jogo a partir da interação com ele

4. Integração do jogo no planejamento didático

5. Mediação pedagógica do uso do jogo

6. Avaliação da integração dos jogos

Quer seguir um passo-a-passo para fazer um teste? Experimente usar nosso template de Pesquisa, Análise e Planejamento com Jogo Educativo!!

Quando terminar de preencher o formulário você terá um plano de aula pronto para dar um start!