Crie seu próprio Game Comenius módulo 1

O Modo Criativo Game Comenius 1 foi um projeto financiado pela CAPES dentro do programa Grupos de Trabalhos Temáticos em EAD, no final de 2017, dentro da plataforma REMAR/UFSCar, como parte da infraestrutura de desenvolvimento e experimentação da Rede Nacional de Pesquisas (RNP) do governo federal.

Em 2022, sem aviso prévio, os dados dessa infraestrutura da RNP foram excluídos. Com isso, projetos de diversas universidades que ali estavam ancorados se perderam. E todos os arquivos do Modo Criativo Game Comenius 1 – REMAR, que ali estavam armazenados, foram apagados .

É importante frisar que, desde que foi criado em março de 2018, o Modo Criativo Game Comenius 1 – REMAR foi jogado por dezenas de estudantes de cursos de pedagogia e licenciatura e professores da educação básica e superior, gerando centenas de missões ou planejamentos de aulas que podiam ser jogados diretamente no jogo online Game Comenius módulo 1.

Os Grupos de Trabalhos Temáticos em EAD (CAPES/RNP) foram lançados em 2014 com o objetivo de viabilizar a criação de projetos colaborativos (entre a RNP e grupos de pesquisa nacionais) que demonstrassem a viabilidade de uso de novos protocolos, serviços e aplicações de redes de computadores. A UFSC foi selecionada para receber financiamento para participar do projeto Grupos de Trabalho-REMAR com o desenvolvimento do Modo Criativo Game Comenius 1.

_______________________

Mais informações sobre o projeto veja no link

artigo: O professor como game designer de um jogo digital: o caso do Game Comenius na Plataforma REMAR

________________________

Conheça a seguir como o Modo Criativo Game Comenius 1 – REMAR era usado nas formações iniciais e continuadas com jogos, dentro do Moodle UFSC, antes de ser apagado .

Sequência didática

Se você gostou de jogar o módulo 1, mídias tradicionais mas quer fazer as suas missões com seus conteúdos e suas estratégias didáticas, pode experimentar o Modo Criativo Game Comenius 1!

Veja abaixo o exemplo de uma sequência didática que usamos em nossas aulas na Pedagogia/UFSC, dentro da plataforma MOODLE.

Atividade: criando suas próprias missões Game Comenius 1

Antes de criar as missões, é importante assistir até o final o vídeo tutorial do jogo.

Clique na pena para ver o vídeo:

Depois, siga as seguintes instruções:

• Para criar sua missão, pode utilizar o template em formato doc que permite fazer todo o planejamento antes de entrar na plataforma digital. Depois de descrever todos os itens, entre na plataforma para criar sua missão digital.
  • Para criar sua missão na Plataforma Remar, clique neste link;
  • Clique em Cadastre-se e preencha os dados;
  • Você receberá a senha para entrar na plataforma;
  • Após entrar na plataforma, clique no desenho da Pena;
  • Clique em Criar jogo para escrever sua missão dentro do Game Comenius
  • Você pode planejar a missão em doc, para facilitar colocar depois na plataforma. Se quiser, use esse template: Modo-Criativo-Game-Comenius-1
  • Escolha pelo menos uma missão (que criou ou dentre as que já estão la no site) e salve como seunome.edumidia. Você pode escolher até 8 missões para criar um jogo completo do Módulo 1 Criativo.
  • Jogue sua missão dentro do Game Comenius para ver como ficou.
  • Compartilhe o link  da missão que criou para que outros colegas possam jogar seu jogo.
  • Dentro do Moodle, coloque o link no fórum Criar e Jogar Missões customizadas.
  • Se usou o template de criar missões em doc, coloque o arquivo no forum do Moodle, junto com o link da missão/jogo que foi criada.