SEDUC/SERGIPE – CURSOS
2021 – 2022
Projeto de extensão em cooperação do grupo EDUMÍDIA, do Centro de Ciências da Educação da UFSC com a Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura de Sergipe.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO – APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS
Online pela plataforma Moodle Grupos da UFSC: https://grupos.moodle.ufsc.br/
- Curso Alfa – início 20/09/2021 (online) – divulgação a partir de 1/09/2021
- Curso básico 1 – início 03/11/2021 (online) – divulgação a partir de 15/10/2021
- Comenius 1 – início 20/11/2021 (online) – divulgação a partir de 1/11/2021
- Comenius 2 – início 20/02/2022 (online) – divulgação a partir de 1/02/2022
- Comenius 3 – início 20/03/2022 (online) – divulgação a partir de 1/03/2022
- RPG – início 20/04/2022 (online) – divulgação a partir de 1/04/2022
- Comenius Pocket e Tabuleiro (online com possibilidade de oferta presencial) – início 20/05/2022 – divulgação 1/05/2022
PROGRAMA DE FORMAÇÃO – APRENDIZAGEM BASEADA EM JOGOS
Ementa: Os jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius.
- Alfabetização e jogos digitais na escola: possibilidades de ensino e aprendizagem. Alfabetização e o uso de jogos digitais em seu processo de ensino e aprendizagem. A oficina pretende ser ao mesmo tempo uma ferramenta de formação para as mídias digitais com uma proposta crítica de estudo da utilização de jogos eletrônicos, por suas/seus jogadores/as, como também um incentivo à aprendizagem das linguagens e modos de produção das narrativas e da lógica dos games, para que sejam traduzidas por professoras/es em suas práticas didáticas alfabetizadoras.
- Aprendendo a jogar para ensinar com jogos (curso básico e introdutório). Programa: Aprendizagem Baseada em Jogos. Metodologias Ativas aplicadas aos jogos. Prática de pesquisa para análise crítica e planejamento de aulas com jogos educacionais ou de entretenimento; jogar compartilhado online e análise crítica dos planejamentos criados.
- Game Comenius 1 (Mídias tradicionais – modo jogador e modo customizável). Programa: Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 1; prática de criação de jogos educacionais; jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.
- Game Comenius 2 (Mídias audiovisuais – modo jogador e criador). Programa: Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 2; prática de criação de jogos educacionais; jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.
- Game Comenius 3 (Mídias digitais e metodologias ativas). Programa: Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius módulo 3.
- Game Comenius RPG. Programa: Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius RPG; jogar compartilhado online e análise crítica dos jogos criados.
- Game Comenius Pocket e de tabuleiro. Programa: Jogos digitais e a Educação: experiências e possibilidades de uso. Game Design e planejamento didático com mídias lúdicas. Prática de análise crítica e produção de jogos na educação através do Game Comenius Pocket e de tabuleiro.
- (opcional) Gamificação. Programa: Aprendizagem baseada em jogos; Características da Gamificação; Gamificação em contextos de aprendizagem; Elementos do design de jogos e Elementos do design de jogos educacionais; Elaboração de plano de aula com princípios da Gamificação.